O Festival


FESTIVAL ASSAD


FAMÍLIA ASSAD

A história musical da Família Assad tem início na década de 1950 com Seu Jorge (bandolinista autodidata) e a esposa Dona Ica (intérprete e amante das Serestas). Ambos passaram aos filhos Sérgio, Odair e Badi, a paixão pela música, mas não imaginaram que ela viria a ser o diferencial que faria dos ‘Assad’ músicos conhecidos em todo o mundo.

Com uma sensibilidade típica dos grandes mestres da música, Seu Jorge logo viu o talento dos filhos Sergio e Odair e depois de se certificar que era esse também o desejo das crianças, se mudou com a família para o Rio de Janeiro já disposto a investir no talento musical dos pequenos.

Na cidade, Sérgio e Odair estudaram violão clássico, por sete anos, com Monina Távora - ex-pupila de Andrés Segovia - e desde então não pararam mais. Em 1970, começaram a investir na carreira internacional e ganharam o mundo, prêmios e o merecido reconhecimento.

Ao ver assegurada a carreira dos filhos, Seu Jorge e Dona Ica dedicaram-se à formação da filha mais nova Badi. Inspirada pelos irmãos famosos a sanjoanense começou a estudar violão aos 14 anos, desenvolveu estilo próprio e mergulhou no universo da música. Ainda jovem, gravou discos na Europa e nos Estados Unidos, conquistou uma promissora carreira internacional e plateias do mundo todo. E se o talento para a música está no DNA, isso ajuda a explicar o sucesso que já fazem outras gerações da Família, aqui representada por Clarice (filha de Sérgio) e Carolina (filha de Odair), talentos presumíveis pela herança genética e consolidados com muito trabalho.


CONHEÇA AGORA A TRAJETÓRIA DESTE GRANDE FESTIVAL

2012

A primeira edição do evento, ainda denominado Semana Assad, foi realizada em 2012 e teve a participação dos seguintes músicos: Badi Assad, Duo Assad, Barbatuques, Camerata Fukuda, Choro Rasgado e Carlinhos Antunes. A 1ª Semana Assad reuniu cerca de 4 mil pessoas.

2013

A 2ª Semana Assad reuniu os artistas: Yamandu Costa, Fábio Zanon, Hamilton de Holanda e André Mehmari, Grupo Choro das 3, Grupo Pau Brasil e o Quintet Assad, formado por Sérgio, Odair, Badi, Carolina e Clarice Assad. Neste ano o público veio de diversas localidades, entre elas: São José do Rio Pardo/SP, Mococa/SP, Rio Claro/SP, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Piracicaba/SP, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Austrália, Taiwan (China), Nova York (Estados Unidos), entre outros.

2014

Em sua 3ª edição a Semana Assad reuniu em São João os seguintes artistas: Clarice e Keita, com participação de Badi Assad, Romero Lubambo com participação de Duo Assad, Duo Siqueira Lima, Carlos Malta & Pife Muderno, Uakit e para fechar o evento o Festival de Choro Jorge Assad. O festival foi em homenagem a seu Jorge Assad, o patriarca da família Assad, bandolinista grande apaixonado pela música que manteve as raízes da família em São João da Boa Vista e que faleceu em 2013.

2015

O projeto muda de nome, passando de Semana para Festival Assad e assim, amplia sua atuação no cenário internacional. Em sua 4ª edição a comemoração teve uma data importante: os 50 anos de carreira artística do DUO ASSAD, momento de grandes homenagens e reconhecimento. Durante as noites, o Theatro Municipal de São João da Boa Vista foi palco dos shows: Duo Assad (violão erudito), Duo Guitar Brasil (violão erudito), PianOrquestra(piano e percussão)com Badi Assad e Carolina Assad, Renato Borghetti e grupo, Trio Madeira Brasil e Mestre Siqueira, Concurso de Cordas Dedilhadas e show deYamandu Costa.Durante as tardes,foram realizadas oficinas e master classes com os músicos do Festival, oferecidos a alunos de música previamente inscritos on line.

2016

De 27 a 31 de julho de 2016, o FESTIVAL ASSAD realizado em São João da Boa Vista, cidade do interior paulista, e contou com apresença de renomados artistas e instrumentistas que representaram as vertentes musicais da Família Assad: do violão erudito ao violão popular, da percussão,do canto ao piano. Durante as tardes, foram realizadas oficinas musicais para alunos bolsistas e alunos ouvintesinscritos previamente via site do evento . As aulas aconteceram emauditórios, salas de aula e Sala de Múltiplo Uso do Theatro Municipal. Em 2016 , A TEMÁTICA FOI A VIOLA CAIPIRA, momento de reconhecimento e homenagem uminstrumento de cordas,um símbolo nacional. Durante as noites, o Theatro Municipal de São João da Boa Vista foi palco dos shows: Família Assad (Duo Assad, Ica Assad e Carolina Assad),Maurício Carrilho e Toninho Carrasqueira,QuartetoMaogani, Amilton Godoy e Gabriel Grossi e Ivan Vilela . Grandes nomes consagrados internacionalmente proporcionaram cursos gratuitos a jovens músicos sem possibilidades financeiras e sociais para seu aperfeiçoamentoe formação musical. Foram docentes dos masterclass/cursos/oficinas: Duo Assad, Mauricio Carrilho e Toninho Carrasqueira, Quarteto Maogani e Amilton Godoy.

2017

O Festival Assad tornou-se uma tradição no calendário cultural de São João da Boa Vista e região. Também uma referência de música instrumental da mais alta qualidade em todo o mundo, uma vez que recebe anualmente visitantes de diversos países. Em sua 6ª edição, reuniu grandes nomes da música instrumental no palco do Theatro Municipal. O evento inteiramente gratuito contou com shows todas as noites, e nas tarde de sexta e sábado,shows de grupos de choro na Praça principal da cidade, oficinas e máster classes com os artistas convidados. O Festival Assad, que ocorreu entre os dias 26 a 30 de julho, atraiu cerca de 5.000 pessoas para os shows com alguns dos melhores músicos da atualidade e também promoveu oficinas de música, nas quais os artistas puderam falar da experiência e dar dicas aos mais de 165 inscritos. Promovido pelo Clac - Centro Livre de Arte e Cultura, o evento foi viabilizado após aprovação de Projeto no Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; e da Secretaria de Estado da Cultura, por meio de recursos estipulados pelo Proac – Programa de Ação Cultural. Graças ao apoio e parceria da Prefeitura, Câmara e patrocinadores. Participaram do evento em 2017: Boris Gaquere e Gaëlle Solal, Duo Siqueira Lima, Assad, Toninho Ferragutti e Marco Pereira, Duo Gisbranco,Badi Assad e Coral Cantakitoca, Grupos de Choro Choro Pingado, Choro e Prosa, Duo André Ribeiro e Micael Chaves e Vitor Casagrande e Guilherme Girardi.

/uploads/patrocinadores/oka_festivalaassad2017_patrocinadores.jpg